Sejam Bem Vindos ao nosso Blog

Esse blog tem a finalidade de passar conhecimentos de Nutrição e Musculação, mostrar que há a interação entre essas 2 profissões. Aqui você terá informações de Nutrição Esportiva, Séries para Musculação, Suplementação Alimentar, Vários tipos de exercicios dentro da musculação, Series para Hipertrofia, Emagrecimento, informações sobre alimentos funcionais e muito mais...

Link para cálculo de quantas calorias você consome por dia...
http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/calorias/consumo_kcal.htm

Calcule Aqui seu IMC.
Peso: Kg
Altura: m






domingo, 17 de abril de 2011

Sejam Bem Vindos ao nosso Blog


Nutrição

A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo, em diferentes estados de saúde e doenças (Secretaria de Estado de Saúde, Distrito Federal).
Alimentar-se é o ato voluntário de fornecer alimentos ao organismo. A nutrição se inicia depois que os alimentos entram no organismo e são transformados em nutrientes  (Secretaria de Estado de Saúde, Distrito Federal).
Qual o segredo para ter uma vida longa e com saúde? Com certeza a nutrição é um dos fatores para atingir tal objetivo.
Você sabe o que é nutrição?
Nutrição é um conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo.  

E o que são nutrientes e para que servem?
São substâncias contidas nos alimentos que fornecem energia para o funcionamento do corpo humano. Podemos dividir em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídeos e os micronutrientes são as vitaminas e mineirais.

Os carboidratos fornecem a energia necessária para que você realize as atividades do dia-a-dia. As proteínas atuam na reestruturação de células e tecidos, crescimento e manutenção do esqueleto e síntese de enzimas e hormônios. E os lípideos são o transporte das vitaminas lipossolúveis, A, D e K e também fornecem energia.

As vitaminas e os minerais são substâncias reguladoras, desempenham papel importante no bom funcionamento de intestino, contribuem na formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo. Em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgânica. Em estados de doença, a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado.


Musculação

Musculação é o nome usado para as séries de exercícios com sobrecarga (pesos), que se iniciaram nas academias como modalidade masculina, que teria como objetivo o aumento do tamanho dos músculos. Mas porque hoje em dia se aconselha esse trabalho a todos, inclusive para mulheres que não querem aumentar seus músculos?
É verdade que a musculação deixa os músculos mais firmes, mas eles só vão aumentar de tamanho realmente, se o exercício for prescrito com esse objetivo. Ele fica mais firme porque há um aumento em sua densidade, o que o torna mais pesado.
Além de delinear e enrijecer os músculos, a musculação ainda colabora no aumento do gasto calórico em programas de emagrecimento, e ajuda a evitar lesões, pois os músculos mais fortes dão mais estabilidade às articulações.
Junto com essas vantagens, tem também o bem estar proporcionado pelo exercício físico.
Pesquisas realizadas têm mostrado que esse tipo de exercício é importante para a saúde, principalmente na prevenção da osteoporose e na diminuição dos sintomas da TPM. Como exercício físico, ainda tem um papel importante na prevenção de doenças do coração, sendo usado inclusive em programas pós-operatórios.
Para completar todas essas vantagens, ainda pesa a melhoria da força, resistência e flexibilidade, o que facilita a realização das tarefas cotidianas.
Não se pode deixar de observar, que para ter todos esses benefícios, o programa de exercícios deve ser prescrito considerando as características de cada pessoa e seus objetivos, por um profissional habilitado.

2 comentários:

  1. oie migaaaaa!! q mara esse blog de vcs hein!!! adorei, mto sucessooooo! bjs
    Kamilla Nunes

    ResponderExcluir
  2. oieee amigaaaa obrigada pela visitaaa... qlq duvida fala com agente... bjinhossss Thaís

    ResponderExcluir